fbpx

Beneficios da Beterraba para Cães

Quando criança você já deve ter ouvido muito: “Come beterraba que faz bem para saúde”, agora você se pergunta, cachorro pode comer beterraba?
Ao se pensar em AN para cães deve-se ter em mente que nem todos os vegetais trazem benefícios para eles.
Uma grande dúvida dos tutores é se o cão pode comer beterraba. E a resposta é sim!

Segundo os especialistas, esse tubérculo é uma excelente fonte de nutrientes para os pets.

Principais Benefícios da Beterraba

A beterraba é um tubérculo que pode melhorar a saúde da pele e pelagem do seu cão. Ela contém 88% de água e fibras alimentares de alta qualidade, que  contribuem para um bom funcionamento do intestino.
A beterraba é fonte das vitaminas A, B1, B2 e B3, C e fonte de minerais, principalmente Ferro, Potássio e Fósforo. A vitamina A também é conhecida como Retinol, e exerce diferentes funções no organismo, sendo ela essencial para a visão noturna e a saúde da pele do seu cachorro. Também faz parte da produção de certos hormônios e proteínas no organismo do seu cachorro. A Vitamina B1 (Tiamina) é um elemento essencial na conversão do alimento que seu cachorro come em energia. Ela também ajuda o organismo a produzir as células necessárias para produzir novo material genético.
Já a Vitamina B2 (Riboflavina) ajuda a converter alimento em energia. A Riboflavina também ajuda na desintoxicação por substâncias químicas.
A Vitamina B3, também conhecida como Niacina, influencia na produção de colágeno e na pigmentação da pele provocada pela radiação ultravioleta. Em humanos a Vitamina B3 ajuda a evitar uma doença de pele chamada pelagra, em cachorros a sua deficiência em niacina provoca dermatite em torno do abdômen e membros posteriores.
A Vitamina C atua no sistema imunológico e é um excelente antioxidante, retardando o envelhecimento precoce, pois combate a degeneração celular. Ela também melhora o aspecto da pele e o funcionamento das articulações pois participa na produção de colágeno.
O Ferro é um nutriente essencial para o organismo. Ele é responsável pela formação da hemoglobina, elemento essencial para transportar oxigênio por todo o corpo, inclusive para o coração.
O potássio é um nutriente essencial para a saúde do coração do seu cachorro. No caso de falta de potássio, seu cachorro corre o risco de sofrer um ataque cardíaco ou ter insuficiência cardíaca.
O Fósforo e sua importância à saúde incluem a formação saudável dos ossos, a melhora na digestão, a formação de proteínas e muitas outras funções no organismo.

Cachorro com diabetes pode comer beterraba?

Agora que você já sabe que cachorro pode comer beterraba, pode estar se perguntando se cachorro com diabetes pode comer beterraba. Antes de oferecer beterraba para cachorro com diabetes, outra coisa que você precisa saber é que esse legume possui um índice relativamente alto de açúcares, embora tenha poucas calorias e gorduras. Mesmo o açúcar natural não sendo prejudicial como o refinado, um consumo excessivo ou desequilibrado poderia terminar elevando o nível de glicose na corrente sanguínea dos cachorros. Por isso, cachorro com diabetes pode comer beterraba, mas sempre em porções bem pequenas e de forma eventual.

O ideal é sempre consultar um veterinário ou nutricionista pet antes de começar a incorporar a beterraba na nutrição do seu cão. O profissional te ajudará a saber se esse vegetal é apropriado para o organismo do seu melhor amigo e a verificar qual é a melhor forma e a quantidade correta para aproveitar todas as propriedades nutricionais da beterraba para cachorro.

Fonte: Perito animal / Cachorros Incríveis

 

Se você tem interesse em aderir a alimentação natural para seu pet, conheça nossa linha de alimentos 100% naturais clicando no link:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *